top of page

APRENDA DIVERSAS RECEITAS

Encontre diversas receitas deliciosas de residências artísticas aqui no Condomínio B.O!



COMO INICIAR

Por onde começar um trabalho de residência artística? Será que vai dar certo dessa vez? E se a convivência não rolar legal? Será que conseguiremos trabalhar coletivamente? Será que vai dar tempo de produzir algo? E essa produção, será de cada um, resultando de um convívio? ou será um trabalho em que todos pensem e executem juntos? Serão trabalhos novos? Como finalizar um projeto de residência, depois de quatro experiências bem diferentes, mas com resultados positivos? Será que tem uma receita para isso?

Foram essas questões que permearam o pensamento dos três últimos artistas do projeto Condomínio BO... Claro que só percebemos que as angústias e dúvidas eram comuns depois do convívio, conversas e trocas... e o que é interessante... sentimentos que quase todos os integrantes e convidados anteriores tiveram, sentiram, pensaram...
muito bom descobrir isso!


E foi a partir dessa experiência rica e deliciosa que apresentamos receitas que, a cada busca, apresentam muitas possibilidades de se retirar, misturar ou adicionar novos ingredientes, gerando outras receitas!!!

INGREDIENTES:
Diálogos, andanças pela cidade, pesquisa de materiais, interagir com o espaço, conversas de bar, espaço de comunicação com muitas possibilidades de desvios e derivas no caminho...

MODOS DE PREPARO:

De Luciana Padilha
(reeditado)
A partir de um trabalho iniciado em 2008, onde dia-a-dia filmava um pouco da poeira que se juntava em meus objetos de produção...juntava numa garrafinha e recomeçava o registro deste processo, abarcando um sentimento de angústia sobre o ‘tempo de produção’ que tomei como ponto de partida...como um modo de preparo para a residência.
Essas questões me incomodavam... Tempo de produção... Tempo dos outros... Tempo de reflexão...
Decidi então, trabalhar com o que me incomodava.
Primeiro pensei em ‘roubar’ o tempo dos integrantes do B.O., pedindo um objeto pessoal que para eles tivessem alguma relação com o tempo deles... Só precisavam me doar e dizer qual a relação do objeto com o tempo. Mera investigação...própria de uma residência...
Depois, no transcorrer da residência, absorvi o ritmo frenético de Fabiano de criar, criar e criar, surgindo muitos projetos e metodologias que ao final não foram possíveis de serem todos realizados...por causa do pouco tempo que tínhamos (ele novamente!), resultando, portanto em novas criações e trabalhos.
Muitas destas ideias ficarão para um outro tempo...e outras, cujo resultado me satisfez em relação à experiência de uma
residência, ao tempo de convívio e às minhas divagações sobre ‘tempo’, resultaram em instalações, objetos e vídeos que – bem vinda – ponderam sobre o tempo dedicado ao processo de criação.

Texto para catálogo do Projeto Condomínio Branco do Olho
Residência artística que teve como resultado exposição
'Piso escorregadio' de Luciana Padilha, Fabiano Marques e João Manoel Feliciano
2009

bottom of page